sábado, 29 de junho de 2013

REVANCHISMO PAGÃO COM LINGUAGEM DE EVANGÉLICO




São expressões de vingança, de ressentimento e de falta de perdão que trato aqui como "revanchismo pagão com linguagem de evangélico". Para um melhor entendimento de revanche eis aí alguns sinônimos: desforra, vingança, represália, vindica. As expressões comuns entre pessoas que se dizem cristãs são: “vou colocar seu nome debaixo de meu joelho”, “vou te entregar nas mãos de Deus”, “vou orar... e Deus vai me fazer justiça”. Essas e outras expressões são comumente pronunciadas em tom de ira e de ressentimento.

O revanchismo pagão mesmo que esteja revestido de uma linguagem religiosa, evangélica e aparentemente piedosa, todavia é pagão. É lógico que mesmo que se tenha uma linguagem cristã, mas isso não é um comportamento adequado a um servo de Deus. Em tempos recentes uma cantora, possuidora de uma bela voz e de um estilo que vendeu muitas, milhares de cópias de CD. Sem dúvida um orgulho para ela e sua família, todavia a letra de sua música se constitui num revanchismo pagão com linguagem cristã. É claro que ela gravou em seu repertório outras músicas com proposição diferente, mas esta em particular que a exporemos foi muito infeliz. Vejamos a letra da canção “SABOR DE MEL”. A letra e a melodia eu reitero é linda, PODE ser alterada e aproveitada inclusive. Note quando ela chega ao refrão ela é revanchista:

Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Aqui a letra retrata uma dor de quem viu que poderia ser ajudado, mas não foi. Esses dois versos revelam de um sentimento de autopiedade, autocomiseração do tipo: ninguém teve pena de mim.
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Eis aí configurada a desforra, a revanche numa dor psicológica imposta a essa pessoa por meio do arrependimento, que parece mais remorso.
Vai estar entre a platéia
E você no palco
A descrição descarada de uma epifania pública da própria. Enquanto uma está no lugar de reles mortal na platéia, naquele lugar humilhante tentando lhe prestigiar. Ali aquele ALGUÉM se encontra admirada naquele delírio de palco, diante de todo mundo, com as atenções centradas nela recebendo ovações.
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
A “uma” que está na platéia prestigiando “vai olhar e ver”, na verdade a PESSOA do palco sendo aplaudida, ovacionada supondo que Jesus está concordando com tudo, com certeza não com a desforra e a soberba desse ALGUÉM.




Sinceramente nada tenho contra a Damares e análise que faço é especificamente de uma parte da sua música “Sabor de Mel”. E sem demagogia, reconheço que seu trabalho tem abençoado a pessoas incontáveis no Brasil e no mundo afora.

Agora apresento uma revanche, a verdadeira revanche. A genuína desforra é perdoar, é abençoar e abençoar como Jesus ensinou. Perdoar aos outros e não guardar mágoas, nem pensar numa maneira de se vingar, porque se não perdoarmos Deus não nos perdoará. Quando não perdoamos nos tornamos reféns, enfermamos, morremos e perdemos a nossa salvação. Veja como é sério esse assunto! No dia a dia temos de perdoar esposa, marido, filhos, amigo, patrão, empregado, professores, a nós mesmos etc.

Interessante que não é perdão que vemos uns ofertarem aos outros, mas se ouve entre os cristãos expressões imprecatórias do tipo as que apresentamos acima: “Deus vai te pesar a mão”, “você vai passar um vento”, “Deus vai te colocar no deserto, no estreito, na prensa”, etc.

Oferecer o verdadeiro perdão é muito difícil para alguns, e isso chega a tal ponto de uns até adoecerem e morrerem na sua dureza. Na verdade particularmente odeio que se desenvolva na igreja o não perdão, a desconfiança ou competição entre irmãos. Mesmo aquelas brincadeiras que representam uma ameaça a unidade às vezes já tão fragilizadas: "Diz pro seu irmão... fale pro seu irmão... não seja sorveteriano, cemiteriano, etc". Trata-se de um desrespeito camuflado com brincadeira sacra. Bem, se vamos brincar, que brinquemos, mas com cuidado de não diminuir e nem ofender aos outros.


Tudo isso aí está no mesmo pacote que engloba esse hino, e as igrejas às vezes não tem paz e nem se apercebem disso. A verdadeira revanche está no perdão, intercessão e não no ressentimento. Abraço a todos.

"Amor com amor se paga, o ditado assim diz,
Porém diz o Senhor: 'pague o ódio com amor',
E serás feliz,
Pague com amor e serás feliz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário