quarta-feira, 12 de junho de 2013

O REINO E O CONHECIMENTO DE DEUS EM NOSSOS DIAS

"Cresçamos na graça e no conhecimento do Senhor e Salvador Jesus"



O Reino de Deus é um reino de poder, embora quase não se fale a respeito disso, mas é uma verdade. Reino refere-se a um domínio, autoridade ou poder, e no que respeita ao Reino de Deus não podemos inicialmente comparar com o reino dos homens. Pois os reinos humanos são caracterizados por despotismo injusto, arbitrário e abusivo. O Reino de Deus é um reino de poder, mas dotado de leis justas e equilíbrio.

Nos dias de Jesus muitos aguardavam um governo físico, político e punitivo dos inimigos dos judeus. Todavia, Jesus os contrariou ao dizer que o Reino de Deus está nos corações, Mc 9.1; 1Co 4.20; 1Ts 1.5. Com isso Jesus estava corrigindo a perspectiva quanto à vinda do governo político de Deus, colocando-a no futuro, mas afirmando-a de modo interiorizado no presente.

Certa feita, Napoleão Bonaparte, grande conquistador, quando estava exilado afirmou que o Reino de Cristo é o maior reino de toda Terra. Isto porque Ele governa a partir dos corações humanos, não pela força. Contudo, não significa que no governo messiânico não haverá coerção tanto dos demônios quanto dos homens. Porque escatologicamente o seu governo será de paz.

Paulo ao dizer que o reino de Deus não consiste em palavras, a primeira vista parece que ele está se contradizendo. Porém, ele referia-se a meras palavras humanas, promessas não cumpridas, palavras de sabedoria humana ou ensoberbecidas em que não há a participação de Cristo, 1Co 4.16-20. Tais palavras não manifestam o Reino e conhecimento de Deus, que deve estar internalizado nos corações.

Acerca de como se adquirir conhecimento de Deus, ao homem é concedido duas maneiras principais. A primeira, por vias naturais como a inteligência, consciência, natureza, etc. E a outra maneira é pela fé.O conhecimento por vias naturais embora seja verdadeiro é limitado para o desenvolvimento de uma comunhão com Deus e da própria salvação, etc., Rm 1.18-22.  Todavia, o homem regenerado recebe uma nova compreensão que vai além da compreensão alcançada através dos seus sentidos, porque ela é procede da fé. Tal conhecimento a respeito de Deus, da salvação, da eternidade, etc., acontece por meio da constante renovação de sua mente, Rm 12.2; Ef 4.22,23.

O regenerado se esforça na aquisição do conhecimento de Deus e de Cristo, pela fé baseado na revelação das Escrituras Sagradas, que possibilitam salvação, comunhão e um conhecimento mais profundo de Deus, Cl 3.10. A nova criatura verdadeiramente busca e continua essa busca ao longo de toda a sua vida, como escreveu Oséias: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”, Os 6.3; 2Pe 3.18.


Infelizmente grande parte da cristandade atual não se dedica a conhecer a Deus e a seu Reino. Temos como exemplo disso, muitas escolas bíblicas dominicais vazias, seminários caminhando precariamente e cultos de ensino (doutrinário) com pouca frequência. A regeneração abre a porta para esse conhecimento que vem do arrependimento, da comunhão e de novas experiências, evidentemente experiências com Deus. É necessário, porém que haja esforço nessa busca do Reino e de conhecimento de Deus. Então, que “cresçamos na graça e no conhecimento” como escreveu o apóstolo Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário