segunda-feira, 3 de junho de 2013

FECHE AS JANELAS E BATA A PORTA



Numa pesquisa sumária acerca dos olhos na Bíblia descobri quase seiscentas ocorrências desta palavra. Evidentemente que esse fato demonstra a importância que as Escrituras dão a este indispensável órgão dos sentidos – a visão. Não é a toa que desde há muito tempo alguns denominam os olhos como as janelas da alma.  Considerando que através de janelas entram luz, calor e belas paisagens; os olhos são um canal em que a alma desfruta desse contato maravilhoso com o mundo físico. Por isso com muita justiça escreveu o sábio, “os olhos não se fartam de ver”, Ec 1.8. Todavia não esqueçamos que em janelas abertas nem sempre o que por elas entram são desejáveis.
Outro dia entrou pela janela lá de casa uma mariposa enorme e nos causou certo incômodo. Aliás, na casa de quem uma nunca entrou pela janela uma dessas e começou a bruxulear ante a lâmpada? Creio que na casa de todos. Noutra ocasião saí de minha casa e esqueci a janela do quarto aberta e assim ventou e choveu molhando a cortina e parte da minha cama. Como disse nem tudo o que entra pela janela, se não tivermos cuidado são coisas boas. Muitas vezes é oportuno fechar a nossa janela e assim devemos fazer com os nossos olhos, as janelas de nossa alma.
A curiosidade costuma ser uma grande armadilha para os olhos. Contam que em certa cidade de Minas, de determinado porte, havia um ajuntamento de pessoas. Sabendo que ali ocorrera um atropelamento um homem desejoso para ver, decidiu romper a multidão e se pôs a pedir licença, empurrar a um, e a empurrar outro, pedia desculpas e licença porque o acidentado era o seu parente. Quando finalmente chegou próximo à vítima viu que era um burro que fora atropelado, e por sua curiosidade incontida passou uma enorme vergonha. Pois dissera que quem ali estava era seu parente. A curiosidade é assim se formos sem cuidado, ela é capaz de nos impor humilhação, vergonha etc.
Pessoas sábias tem muito cuidado em selecionar o que vêem. Expor os olhos a tudo apenas porque esta é a função da visão, ou meramente pensar que os olhos como dizem alguns “são para ver” isso é insensatez, Pv 17.24. Os olhos foram postos na cabeça bem próximos ao cérebro, sede do pensamento e das emoções, e é através deles que o cérebro enxerga o que está ao redor. Logo o enxergar está diretamente ligado ao pensar e sentir, assim como nem tudo o que entra por uma janela é desejável, de igual modo são as coisas que entram através dos olhos. Há momentos que precisamos fechar as nossas janelas imediatamente, e ainda, colocar para fora o indesejável que entrou.
É um risco tremendo para quem ocupa determinado cargo público, administrativo e financeiro permitir que seus olhos sejam expostos a determinadas coisas passivamente. O grande risco de prevaricação começa no ver, depois no cobiçar e em seguida no lançar mão indevidamente naquilo que não lhe pertence. O Rei Davi passou por esse tipo de tentação e resolveu fazer uma redação para que isso fixasse para sempre em sua memória: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos”, Sl 101.3ª. Ele o homem da aliança com Deus não queria corromper a sua administração e cair no desagrado e reprovação divina. Assim ele tomou medidas para impedir tal coisa.
É claro que ele estava falando de pessoas de má conduta, de má índole capazes de manchar a sua administração, pois ele diz: “aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará”, Sl 101.3b. O Deus da aliança é santo e tudo lhe pertence, logo quem se afasta para entrar num caminho de corrupção não seria mais tolerado diante do Rei. Presenciar determinadas coisas e se omitir, ou se fazer como se nada soubesse não remove o delito e nem a culpabilidade de consciência de quem está investido de autoridade. O mal além de ser evitado deve ser aborrecido, detestado; logo não mais estaria diante dos olhos do servo de Deus.
Talvez o leitor ainda não esteja convencido de que Davi não tenha passado por isso. Para ter tal certeza basta ler todo o Salmo 101 e toda dúvida se desfará. Note que Davi quer ter uma gestão honesta, uma administração aprovada por Deus, dessa forma os seus olhos estão atentos para um determinado tipo de pessoa. É praticamente impossível um Rei, governador, sacerdote ou outro executivo não saber que há falcatruas na sua gestão. Por isso os olhos de Davi se puseram a trabalhar na seleção de quem com ele conviveria e o serviria: “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá” Sl 101.6.
O sucesso de um líder é determinado pela capacidade de escolher muito bem os que hão de compor a sua equipe de trabalho. Se ele escolher mal os componentes dessa equipe, ou avaliá-los apenas pela competência e não pelo caráter, terá uma administração que deixará de ser útil ao bem comum. Por isso Davi determinou que não aceitaria trabalhar com fraudadores e mentirosos, os tais jamais permaneceriam antes aos seus olhos: “Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos” Sl 101.7.
Os olhos estão ligados ao cérebro, mas a corrupção também está na mente. Quando o Salmista diz: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos”. No hebraico “coisa injusta” tem o sentido literal de DISCURSO DE BELIAL. Daí pode concluir que ele não toleraria discursos rebeldes, mentirosos e fraudulentos diante da sua visão sincera de trabalho. Não vemos apenas coisas com os olhos, nossas mentes são capazes de olhar por meio de um texto, de palestras, de palavras. Poderemos nos conduzir a uma direção contrária se ouvirmos discursos contrários a nossa visão. Discursos cheios de lisonjas e promessas são verdadeiros oásis de ilusão, que nos levarão a nada e mais ao prejuízo.
A palavra belial ( בליעל ) em hebraico tem o sentido de imprestável, companheiro vil, mas também se refere a uma entidade demoníaca cananita. Este ser era no Antigo Testamento entendido como o chefe do Sheol, ou seja, do inferno. Às vezes confundido com Satanás por causa de uma citação de Paulo, 1Co 6.15. Mas a cristandade sempre os entendeu como seres distintos. De qualquer maneira, sabe-se que o discurso de rebelião é coisa demoníaca, traiçoeira e está associada ao inferno. Há muitos discursos por aí que colocarão multidões incontáveis nesse patamar de perdição, desprezo e dor. E é incorreto pensar que isso ocorrerá depois da morte, pois já em vida quem se envolve com essas coisas já vive num inferno na terra.
Em tempos como os nossos as janelas de nossas almas devem se fechar para os inconvenientes à vida conjugal, à reputação e a paz interior. A internet tem sido uma bênção e maldição simultaneamente. O facebook estava acelerando o nível de divórcio no Reino Unido, a pornografia tem se tornado pior que o ópio no mundo. As janelas da alma têm sido abertas para o Senhor do Inferno em muitos lares, este príncipe maligno tem escravizado muitos cônjuges que de maneira inexplicável tem abandonado seus lares. Com muita gravidade asseverou o Senhor Jesus Cristo: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Sl 6.22-23.
Visto que morte é o contrário da vida, não selecionar cuidadosamente o que se vê e o que se ouve é uma maneira de trazer para dentro do lar demônios de destruição. Este é outro sentido de belial, porque ele gera incontinência sexual, destrói a família, promove incestos, estupros, prostituição e a homossexualidade. Apenas o arrependimento sincero diante de Deus e acompanhamento adequado e cauteloso possibilitará libertação desses males. Portanto bata a porta na cara de belial e abra-a para Cristo o Senhor, convide-o e ele desalojará esse intruso, seja honesto e peça ajuda e assim se houver algum problema dessa natureza, você encontrará libertação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário