sábado, 29 de março de 2014

1964 - FOI GOLPE MILITAR?


1964 - Foi golpe militar?



Pr. Ronaldo Batista Pereira
Mestre em teologia pelo IBS
Graduando em Letras – UFRJ
Bacharel (convalidação teológica – FAECAD).

Estamos às vésperas dos cinquenta anos do chamado “golpe militar”. Mas teria sido mesmo um golpe militar? É evidente que essa expressão tornou-se um jargão popularizado, porém sua história deve ser analisada sob alguns aspectos que reflitam com verdade e honestidade históricas. Para isso urge que reformulemos a pergunta e se faça outras, agora cabe ao leitor pesquisar por si mesmo a verdade das coisas que ocorreram em tempos não tão distantes.

GOLPE CONTRA QUEM

Todo golpe inicialmente representa uma ação de impacto violento, isso já era previsto mas não aconteceu nas dimensões que muitos imaginaram naquela época. Devemos entender o contexto que assolava daqueles dias: Havia insegurança e um grande temor no campo e nas cidades muito semelhante o que acontece hoje. João Goulart era um homem muito querido da população porém sua simpatia e aproximação de países comunistas gerava muito temor. Isso é justificado pelas suas viagens à China, Cuba e Rússia. Nessa última ele ficou deslumbrado pela tecnologia que tomou conhecimento.
Nessa mesma época havia sólidos investimentos de ambas as ideologias em solo brasileiro, tanto da comunista quanto da capitalista. Muito dinheiro foi aplicado para que o povo brasileiro se definisse por uma delas em propaganda, viagens, etc. Entretanto, havia alguns agravantes que incomodavam: O fator histórico brasileiro em relação ao comunismo no Brasil e internacional. No Brasil a ameaça comunista já vinha desde a coluna Prestes, em que o mesmo procurou desestabilizar o governo de [1]Arthur Bernardes em 1926-27. A coluna prestes pregava a reforma agrária e se impôs percorrendo o Brasil persuadindo e lutando contra as forças leais ao governo federal. Essa e outras revoltas da década de 1920 trouxeram muitas dores. Pesava sobre a coluna Prestes, que foi desmantelada acusações sérias de saques e estupros por onde passavam[2].
Um pouco do conhecimento histórico da década de 1930 também se faz necessário para que se entenda o Golpe de 1964. É verdade que havia muitas necessidades no Brasil, necessidades de reformas, de justiça social etc. Porém, não importa apenas a identificação e satisfação dessas necessidades, mas como elas serão feitas e a partir de que prisma ou ideologia de quem as aplicará para que se perceba qual a real intenção. Naquele tempo, não muito diferente de hoje o mundo se dividia em duas principais ideologias: A de origem marxista representada pelo comunismo e nazismo, e o capitalismo que incentiva a livre iniciativa. Se bem que, na verdade, por trás disso tudo há grupos e famílias que se acham donas do mundo. Voltando a Luis Carlos Prestes que tornou-se comunista e líder da revolta tenentista acabou influenciando outro movimento que também sucumbiu, a intentona comunista. [3]“Entre os dias 23 e 27 de novembro de 1935, algumas guarnições militares sediadas em Natal (RN), Recife (PE) e no Rio de Janeiro rebelaram-se, em nome da Aliança Nacional Libertadora, contra o governo constitucional de Getúlio Vargas”. Nesses dias vários soldados foram assassinados enquanto dormiam no Regimento de Infantaria da Praia Vermelha[4], sem dúvida foi um ato de covardia que é ora é negado ou enobrecido pelos comunistas até hoje. De uma forma ou de outra, os que agiram mal acabaram derrotados.
O ápice do movimento do qual se denomina intentona, que significa intento ou plano tolo, se deu no Campo dos Afonsos através da tentativa de saque de aeronaves para com elas bombardearem o Rio de Janeiro. Nas proximidades do Regimento do Campo dos Afonsos foram instalados aparelhos de artilharia que acionados mutilaram as pistas impedindo assim o vôo das aeronaves[5]. Cabe lembrar que nesses conflitos morreram vários homens de ambos os lados (inclusive civis), mas as revoltas foram sufocadas[6].
Reiteramos que eram necessárias muitas melhoras para o povo brasileiro, mas a sua implementação jamais deveria ser a revelia, com desordem e derramamento de sangue. O golpe de 1964 foi consequência de sucessivas rejeições e golpes contra a ideologia comunista que não fazem parte do perfil do povo brasileiro. Quando João Goulart estava exercendo a presidência ele era jovem (mas nem tanto) e representava muito dos ideais brasileiros de reformas que muitos ansiavam. Todavia, à medida que ele se alinhava mais e mais com a esquerda internacional isso preocupou a muitos que tinham em si nítida as histórias das décadas de 1920 e 30. Muitos civis e militares que observavam os passos de João Goulart, eles viam aquelas visitas à China, Rússia e Cuba como um mau agouro, i.é., coisa ruim estava a caminho e era o sentimento de grande parte da Nação. Quem pensar que em lutas anteriores só morreram militares está enganado, reiteramos pois morreram vários civis também.
Os Estados Unidos na época do golpe temia que assim como Cuba havia se transformado comunista o Brasil se aproximasse mais e mais da URSS. E é claro que essas duas forças convergiram investimentos em propagandas ideológicas no Brasil. Por outro lado, também é verdadeiro que ambos os lados, governo e militares se preparavam para dar o golpe na Nação. O clima de insegurança generalizado, desordem etc., assolavam o País e alguém precisava fazer alguma coisa para que o golpe e um regime comunista fosse impedido. Este era o sentimento do povo daquela época.

QUEM DEU O GOLPE DE FATO?

A resposta a essa pergunta parece óbvia, mas não é. Somos tentados a responder automaticamente que os militares deram o golpe, porém isso não é totalmente verdade. E de verdade isso seria completamente ilegítimo sem a participação e endosso da sociedade. As pessoas em muitas partes do Brasil temendo o que viesse acontecer, (tendo em vista saberem que há décadas atrás acontecera na Rússia, China, Ucrania, Alemanha etc.) saíram às ruas. Seis dias após o discurso do Presidente Goulart na Central do Brasil organizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, antes que humilhação e morticínio alcançassem o povo brasileiro, assim como naqueles países.
Duas mulheres influenciaram a decisão da Marcha em São Paulo: A freira Ana de Lourdes que tomou como ofensa grave as palavras do Presidente, que disse: “não é com rosários que se combate às reformas”.  E também a Deputada da Conceição da Costa Neves que a sugeriu, dessa maneira essa Marcha se conduziu no dia 19 de março de 1964 dando também luz a outras marchas[7].
Forças militares e civis se articulavam mas não muito definidamente, todavia estavam a caminho do golpe antes que João Goulart o fizesse. Tudo começou na manhã de 31 de março quando o General Olimpio Mourão Filho declarou a seus companheiros que suas tropas se encaminhavam ao Rio de Janeiro para tirar o Presidente do poder. Isso o General o fez com permissão do Governador Magalhães Pinto. Embora ele não tivesse grandes planos nesse sentido, o certo é que funcionou e os generais e tropas se alinharam no sentido do golpe. [8]O professor de História da UFRJ, Dr. Carlos Fico, com muito acerto chama aquele golpe de civil-militar. Além disso há pontos curiosos no golpe que dado o propósito desse artigo não exploraremos, mas falaremos de dois aspectos pelo menos.
Jânio Quadros ao saber do golpe e seu exoneramento pensou em resistir. Todavia abandonou essa ideia à medida que sabia não ter apoio militar, somado ao temor de derramar sangue e que também havia uma operação americana militar para apoiar o golpe[9], caso houvesse resistência. Essa operação foi chamada “Brother Sam”. Ela direcionou navios porta-aviões, armas e munição e navios petroleiros para possíveis abastecimentos, caso houvesse um conflito armado como era esperado, mas que graças a Deus que não houve. Este aspecto revelou que João Goulart foi prudente para não derramar sangue.

Assim pelo exposto fica claro quem deu o “Golpe”[10]. Portanto, não foi um golpe militar, mas civil-militar e contava com o apoio da Igreja, visto que a população estava insegura. (Não confundir o golpe civil-militar com o regime militar que foi a ditadura). Outrossim, também o Governador Magalhães Pinto autorizou a mobilização das tropas mineiras para o Rio de Janeiro. E ainda, havia a operação “Brother Sam” para dar uma possível cobertura em caso de conflito como já dissemos, mas que não foi necessária.


AS CONSEQUÊNCIAS DO GOLPE

Ainda hoje usufrui-se as consequências boas e más do golpe inicialmente civil-militar de 1964. Dizemos, inicialmente, porque apenas depois do governo do Presidente Castelo Branco foi que ficou configurado outro golpe, pois os militares que assumiram transitoriamente permaneceram no poder. Os comunistas entenderam que possivelmente que isso aconteceria, visto que não viam retorno algum à democracia. Então instauram movimentos revoltosos para a tomada do poder à força. Muita desordem se seguiu àquela época e os militares se obrigaram a dar uma resposta violenta. A bem da verdade, com isso, muitos que haviam apoiado o golpe se viram ludibriados, tanto a Igreja Católica, os políticos e a população que agora estava impedida de se manifestar (de acordo com o Ato institucional nº 5 de 13 de dezembro de 1968).
A população seguiu resignada, mas os comunistas se orquestraram de várias maneiras para uma possível tomada do poder pela força. Sabendo que por vias democráticas não conseguiriam mais. Então empreenderam a organização de células, treinamento de guerrilhas, assaltos a banco e sequestros, como bem se sabe[11]. O governo em vigor perseguiu aos comunistas e para desfazer seus estratagemas instaurou a tortura. Se se pensar que apenas comunistas sofreram, isso é um equívoco, visto que vários inocentes também sofreram, a população em geral e alguns poucos que foram confundidos com comunistas. Mas vários comunistas chegaram ao óbito. Porém, mesmo em meio a ditadura nem tudo foi ruim nessa época, houve vários avanços.


CONCLUSÃO

O tempo se passou e próprio povo ansiava pela democracia, democracia esta que só foi restaurada vinte e um anos depois[12]. Os militares atualmente são acusados pela ditadura e o que ela produziu, entretanto em certo sentido num primeiro momento ela foi melhor para o povo. Pois os cidadãos passaram a andar tranquilamente depois de algum tempo,  a economia voltou a crescer e novas conquistas foram feitas. Mas para aqueles que tinham desejo e vocação do exercício político e ideias esquerdistas o Regime Militar foi um eterno suplício, pois só havia como oposição o partido do MDB.
No tempo atual a democracia segue, mas espera-se que ela prossiga intacta. O grande desejo do povo brasileiro é que, aqueles que estão no poder ou vierem chegar lá tenham o compromisso de mantê-la, visto que há uma tendência de os seres humanos de quando em vez assimilarem aquilo que eles mesmos combateram. Atualmente, vemos que ameaças diversas acontecem ao mesmo tempo, buscando primeiro por vias legais, e posteriormente, pelas ditatoriais lançarem uma nova forma de comunismo alcançar o que querem através do marxismo cultural.
Projetos de leis são elaborados buscando privilegiar determinados grupos. Há uma implantação da ideologia marxista e gramscista nos colégios e as universidades são verdadeiros campos de concentração ideológicos brasileiros[13]. E dessa maneira a ciência vai perecendo dia a dia[14]. Que esses cinquenta anos sejam um ótimo momento para reflexão desse assunto – A DEMOCRACIA.




[1] http://www.historiabrasileira.com/biografias/artur-bernardes/
[2] http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-a-coluna-prestes
[3] http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/prestes-e-o-levante-comunista-de-1935,7ce6d300b7aae310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
[4] http://www.averdadesufocada.com/index.php/textos-de-terceiros-site-34/781-2711-intentona-comunista-i
[5] http://www.efecade.com.br/1935-intentona-comunista/
[6] http://www.militar.com.br/modules.php?name=BlogMilitar&file=display&jid=134
[7] http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/03/marcha-da-familia-com-deus-pela-liberdade-em-19-de-marco-de-1964-0
[8] https://www.youtube.com/watch?v=YzS2jc1Y8N8
[10] https://www.youtube.com/watch?v=0ltQ40uWCZo – Várias respostas do Dr. Carlos Fico.
[11] https://www.youtube.com/watch?v=Wy1g8kRMD5Q – veja nesse vídeo a perseguição e morte de Lamarca, ex-capitão do Exército brasileiro.
[12] https://www.youtube.com/watch?v=S0AQONvCAnA – Breve documentário da Globo News sobre a ditadura.
[13] https://www.youtube.com/watch?v=Zw_UZ7p32jQ – Vídeo de denúncia da professora Ana Carolina Campagnolo.
[14] https://www.youtube.com/watch?v=k_2s0Pr5Hj0 – Vídeo de réplica da professora Ana Carolina Campagnolo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário