Ef 4:32 - [1]Antes
sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos
outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Duas coisas
devem acontecer simultaneamente, tanto à retirada de coisas que enfraquecem a
unidade da igreja. Quanto o cultivo de virtudes que fortalecem a convivência
dos cristãos. A patir de Efésios 4.32 até 5.2 o autor aponta quais virtudes
ajudarão a cumprir esse propósito e orienta a que ponham em prática.
Sede benignos (gr. [2]chrestos).
“Antes sede” é um contraponto a atitude anteriormente citada da malícia, Ef
4.31. Ou seja, que tirem de dentro do convívio da assembléia cristã toda
maldade. E, ao contrário disso sejam benignos, chrestos como acima apontada. Essa palavra tem um primeiro
significado de ser útil, de servir ao próximo. Ao invés de reagir com ira,
arquitetar maldades ou agir com maledicência, que venha proceder de forma útil.
Visto que,
essa é a maneira mais eficaz de acabar com o mal estar no convívio, devolvendo
o mal com a benignidade. Assim devem os irmãos proceder uns com os outros: Como
José que perdoa seus irmãos e lhes faz bem no Egito, apesar de procederem mal
com ele. Como profeta Oséias que retoma
Gomer de volta, como esposa para o seu convívio. Como o Pai do Filho pródigo
que perdoa e recebe seu filho de volta, etc.
Sede misericordiosos (eusplagchnos). O ser misericordioso ou compassivo é
um contraponto a atitude de amargura ou até mesmo de ira. Pois são atitudes
emocionais negativas que quando não resolvidas, imediatamente, devastam os
vínculos fraternos e familiares. O termo “eusplagchnoi” denota uma atitude
interior nobre. E significa ter entranhas fortes visto que para os gregos o
centro das emoções residia nas entranhas, mas também representa ter um bom coração.
De acordo com
o grego essa virtude a ser demonstrada está no plural “eusplagchnoi”. Isso significa
que os crentes deveriam ter entre si, e cada um per si, um bom coração a
demonstrar. Capaz de lidar com o próximo, tolerar e perdoar as fraquezas e ofensas
alheias. Encontramos exemplos desse entranhável sentimento no Senhor que
perdoou o servo, Mt 18.27. Em Jesus tomado de íntima compaixão curando o
leproso, Mc 1.41. E no bom samaritano que se compadeceu do homem abandonado
para morrer no caminho, Lc 10.33, etc.
Sede perdoadores. A vida cristã é uma
experiência direta com a graça de Deus. O maravilhoso favor de Deus alcançou e
banhou os cristãos perdoando suas faltas, ofensas, etc. Deus nos perdoou para
vivermos em harmonia com Ele e entre nós, os membros do Corpo de Cristo. Assim
como Ele foi liberal conosco, assim como nos perdoou em Cristo, nós devemos
perdoar ao nosso próximo também.
A palavra
carizomai significa outorgar um favor de forma incondicional. Isso se refere
tanto a um ato divino como temos recebido de Deus, quanto a um ato humano
também[3].
Ninguém tem o direito de negar perdão a ninguém, pois que fomos graciosamente
perdoados. Na verdade quando temos uma dimensão da grandeza de nossas faltas.
Quão horríveis eram os nossos próprios pecados. Do lamaçal em que nossos pés se
encontravam e fomos perdoados, encontramos forças para perdoar.
[1]
Bíblia Corrigida Almeida Fiel. Sociedade Bíblica Trinitariana. São Paulo – SP.
[s.a].
[2] As palavras em grego nestes artigos são extraídas da:
STRONG, J., & Sociedade Bíblica
do Brasil. 2002; 2005. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] Conceito, mormente trabalhado no: VINE, W. E. Vine, Diccionario
Expositivo de Palavras Del Antiguo y Del Nuevo Testamento Exhaustivo.
Caribe. Editorial Caribe. 1999. Verbete: Conceder, Concesión.
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