terça-feira, 17 de julho de 2012

COMO BUSCAR A HARMONIA NA CASA DE DEUS E NA FAMÍLIA - I




Ef 4:32 - [1]Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Duas coisas devem acontecer simultaneamente, tanto à retirada de coisas que enfraquecem a unidade da igreja. Quanto o cultivo de virtudes que fortalecem a convivência dos cristãos. A patir de Efésios 4.32 até 5.2 o autor aponta quais virtudes ajudarão a cumprir esse propósito e orienta a que ponham em prática.
Sede benignos (gr. [2]chrestos). “Antes sede” é um contraponto a atitude anteriormente citada da malícia, Ef 4.31. Ou seja, que tirem de dentro do convívio da assembléia cristã toda maldade. E, ao contrário disso sejam benignos, chrestos como acima apontada. Essa palavra tem um primeiro significado de ser útil, de servir ao próximo. Ao invés de reagir com ira, arquitetar maldades ou agir com maledicência, que venha proceder de forma útil.
Visto que, essa é a maneira mais eficaz de acabar com o mal estar no convívio, devolvendo o mal com a benignidade. Assim devem os irmãos proceder uns com os outros: Como José que perdoa seus irmãos e lhes faz bem no Egito, apesar de procederem mal com ele.  Como profeta Oséias que retoma Gomer de volta, como esposa para o seu convívio. Como o Pai do Filho pródigo que perdoa e recebe seu filho de volta, etc.
Sede misericordiosos (eusplagchnos). O ser misericordioso ou compassivo é um contraponto a atitude de amargura ou até mesmo de ira. Pois são atitudes emocionais negativas que quando não resolvidas, imediatamente, devastam os vínculos fraternos e familiares. O termo “eusplagchnoi” denota uma atitude interior nobre. E significa ter entranhas fortes visto que para os gregos o centro das emoções residia nas entranhas, mas também representa ter um bom coração.
De acordo com o grego essa virtude a ser demonstrada está no plural “eusplagchnoi”. Isso significa que os crentes deveriam ter entre si, e cada um per si, um bom coração a demonstrar. Capaz de lidar com o próximo, tolerar e perdoar as fraquezas e ofensas alheias. Encontramos exemplos desse entranhável sentimento no Senhor que perdoou o servo, Mt 18.27. Em Jesus tomado de íntima compaixão curando o leproso, Mc 1.41. E no bom samaritano que se compadeceu do homem abandonado para morrer no caminho, Lc 10.33, etc.
Sede perdoadores. A vida cristã é uma experiência direta com a graça de Deus. O maravilhoso favor de Deus alcançou e banhou os cristãos perdoando suas faltas, ofensas, etc. Deus nos perdoou para vivermos em harmonia com Ele e entre nós, os membros do Corpo de Cristo. Assim como Ele foi liberal conosco, assim como nos perdoou em Cristo, nós devemos perdoar ao nosso próximo também.
A palavra carizomai significa outorgar um favor de forma incondicional. Isso se refere tanto a um ato divino como temos recebido de Deus, quanto a um ato humano também[3]. Ninguém tem o direito de negar perdão a ninguém, pois que fomos graciosamente perdoados. Na verdade quando temos uma dimensão da grandeza de nossas faltas. Quão horríveis eram os nossos próprios pecados. Do lamaçal em que nossos pés se encontravam e fomos perdoados, encontramos forças para perdoar.






[1] Bíblia Corrigida Almeida Fiel. Sociedade Bíblica Trinitariana. São Paulo – SP. [s.a].
[2] As palavras em grego nestes artigos são extraídas da: STRONG, J., & Sociedade Bíblica do Brasil. 2002; 2005. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] Conceito, mormente trabalhado no: VINE, W. E. Vine, Diccionario Expositivo de Palavras Del Antiguo y Del Nuevo Testamento Exhaustivo. Caribe. Editorial Caribe. 1999. Verbete: Conceder, Concesión.


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