terça-feira, 17 de julho de 2012

COMO BUSCAR A HARMONIA NA CASA DE DEUS E NA FAMÍLIA - II



A ARTE DE MIMETIZAR O PAI CELESTIAL

Ef 5:1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

Sem sair da temática de como buscar a harmonia congregacional, o escrito paulino prossegue. Ele fala agora da necessidade de imitar a Deus, a partir do modelo que Ele é. Essa imitação ou mimetização de Deus se dá ou dará através das atitudes demonstradas ao longo da experiência cristã. Os crentes devem se tornar de modo consciente mimetizadores de Deus. E esse pensamento paulino, além do texto em apreço, é encontrado em várias partes das suas cartas, mas apresentado de forma diferente.
A palavra usada por Paulo no grego para imitadores é mimetai. Temos em português procedente do grego a palavra mimesis (imitar) e também mimetizar (mania de imitação, adquirir por mimetismo ou camuflar-se). Para que a mimetização aconteça se faz necessário partir de um exemplo, um modelo que deve ser primeiramente interiorizado. Esse modelo de que trata Paulo está numa relação de paternidade e filiação, algo bem de família. Nesse modelo, Deus é o Pai digno de ser mimetizado, imitado e copiado.
Todo o filho deseja e imita a seus pais naturalmente, alguns vestem as suas roupas, calçam seus sapatos. Alguns meninos, por exemplo, gostam de usar “escondido” o barbeador do pai passando-o no rosto. As meninas usam a maquiagem das mães, etc. Enfim, os pais se divertem quando presenciam coisas assim de seus filhos. Esse princípio mimetizador não chega a gerar harmonia em casa, mas é divertido. Porém na família cristã, na assembléia dos santos muito contribui, pois mimetizar a Deus gera e sustenta a harmonia.
Para que haja imitação do Pai celestial os indivíduos têm que nascer na sua família. Paulo está dizendo imperativamente que os irmãos tragam a existência o ato de imitar, mas uma imitação do caráter divino. O caráter divino se expressa numa relação de santidade e amor, para as quais fomos eleitos, Ef 1.3. Para isso foi que fomos predestinados como filhos (huios), Ef 1.4. Mas quanto à mimetização há pequena diferença no pensamento, pois ele diz “filhos amados – tékna agapetá”. E os tékna são filhos gerados diretamente por Deus através da fé em Jesus Cristo.
No pensamento antigo os filhos gerados na família e no convívio mimetizarão naturalmente os pais. Ao passo que os que foram inseridos por adoção não farão isso tão eficientemente, principalmente, dependendo da idade com a qual foram adotados. A igreja cristã deve ser um ambiente que expressa o caráter do Pai em santidade e amor, para que os filhos se desenvolvam com esse perfil. É lamentável por frequentemente vermos o contrário nas congregações locais.
O sentimento a ser desenvolvido no coração dos filhos: é o de significado – eles representam muito para a família; é o de cuidado – eles precisam de alimentação, roupas, educação, segurança, etc.; atenção e carinho – eles precisam de que se brinque com eles, e que eles tenham o afago apropriado; correção e tolerância – eles precisam que demonstremos paciência, cumplicidade, e correção nos seus aprendizados e falhas. Isso tudo ilustra o padrão que a igreja local e geral deve adotar, perseguir e viver para que os filhos de Deus sejam sadios.
Quando um filho é negligenciado, desprezado, maltratado e rejeitado em família o que acontecerá? Ele não terá prazer de pertencer àquela família, não terá força para lutar por sua família e facilmente a rejeitará. Isso envolve aspectos presente e futuro numa pessoa. É algo muito corrente que o tráfico e o crime são alimentados por pessoas procedentes de lares desajustados. A igreja não pode ser um lar assim, e sim ser uma casa de amor que reflete o caráter de seu Pai e Líder eterno.
Por outro lado, todos os cristãos devem se voltar para o que as Escrituras dizem acerca do amor eterno de Deus. Devem eles se sentir amados através do amor de Cristo que excede todo o entendimento. Devem eles se inspirar e imitarem esse amor, mas isso só acontecerá mediante a interiorização do amor divino primeiramente. Assim poderão mimetizar a Deus eficientemente.
Agora vejamos o que Paulo diz de como se ter uma igreja harmônica, no artigo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário