quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A PARTICIPAÇÃO DE EVANGÉLICOS EM PROGRAMAS SECULARES – 2ª PARTE

“A LUZ RESPLANDESCE NAS TREVAS”



Amados qual o conceito de missões vigente nas Escrituras Sagradas? É de luz que faz diferença, luz que resplandesce nas trevas, luz que aquece, que gera vida. Não há sentido de uma lâmpada ser acesa onde há outra lâmpada, a não ser que venha tornar mais claro o ambiente. Jesus é o missionário divino que resplandesce nas trevas da sociedade humana, Jo 1.5. Oh, quanto Ele nos amou a ponto de se manisfestar entre nós como homem! Jo 1.14
Em seu ministério quão incompreendido foi, pois estava sempre do lado contrário daquilo que a religião de seus dias afirmava estar certo. Ele falava com uma mulher samaritana, gente desprezada pelos judeus considerada uma mistura; ele ia a casa de renegados sociais como Zaqueu, o publicano; foi a Levi que veio a se tornar Mateus e autor do Evangelho. O mestre era tão controvertido que não ficava preso aos templos (sinagogas), aliás delas chegou a ser expulso como em Nazaré. Jesus olhava o ser humano e via além das suas profissões, publicanos e meretrizes e com eles se assentava a comer e beber.
Nem mesmo os seus discípulos o compreendiam em sua missão, eles numa ocasião disseram a Ele: “despede-a pois que vem clamando atrás de nós”. Entretanto, Jesus não despediu aquela mulher (siro-fenícia) que procedia de uma mistura de etnias, antes a abençoou. Hoje não raro muitos não entendem o que é evangelização urbana e em meio a uma elite entregue a si mesma. Agem apenas como seus juízes lhes lançando o pecado em rosto e lhes apontando o inferno. Jesus não fez assim nos seus dias, Ele se envolveu com eles, assumiu riscos, foi perseguido e chamado de demônio por ter uma mensagem e comportamento heterodoxo aos seus dias. Ele assim agiu, pois sabia que não havia outra maneira de transformá-los.
Lembremos que seus discípulos não entendiam o seu agir, como conversava Ele com uma samaritana? Como Ele fazia questão de receber e abençoar crianças? Como Ele aceitava que uma mulher de conduta duvidosa beijar-lhes os pés e regar-lhes com lágrimas? Como poderia Jesus aceitar um convite para uma festa na casa de um renegado publicano? Como poderia Jesus receber um principe dos judeus e agente da Suprema Côrte Judaica a noite? A resposta é Ele simplesmente amava as pessoas e enxergava nelas uma preciosa alma que precisava de salvação.
Assim do mesmo modo Ele disse aos seus discípulos, “assim como o Pai me enviou, eu envio a vós” Jo 20.21. Mas muitos não vão, apenas ficam na equipe do criticismo, não patrocinam nada e
ainda impedem os outros irem. Suas palavras são flechas certeiras para ferir e matar aqueles que se dispõem a enfrentar a arena evangelizatória de classes mais altas e artistas, e afins. Presunçosamente arrogam que tenham aprendido alguma coisa com os antepassados, mas não com o Cristo humilde, ousado e amoroso dos pobres e de todos indistintamente. A Luz é para fazer diferença, esse é o conceito de missões vigente na Bíblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário