sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


OS PERIGOS DE ENTRAR NO TERRITÓRIO INIMIGO

A PARTICIPAÇÃO DE EVANGÉLICOS EM

PROGRAMAS SECULARES OU MUNDANOS - PARTE

No presente artigo apresento os desafios e perigos de se entrar no território do inimigo, traçando assim uma dialética (argumentação) para fazer justiça a um assunto tão controvertido.

Segue-se uma breve síntese daquilo que anteriormente foi comentado e que pode ser lido no blog. Na primeira e segunda parte dessa matéria mostrei que era legítima a participação de cantores evangélicos em eventos mundanos ou seculares, vejamos de que maneira. No primeiro artigo escrevi que essa participação será boa desde que esse irmão tenha essa oportunidade como uma missão a cumprir, e desde que a priori tenha uma postura cristã, o que nem sempre podemos ver. No segundo artigo procurei mostrar o exemplo de Jesus de envolver-se com os mal vistos e renegados pela sociedade judaica da sua época a fim de transformá-los pela sua presença e palavra. Assim, da mesma forma, mostrei que devemos agir com compaixão e cuidado. Agora me aterei ao princípio que deve ser observado, o princípio do cuidado como disse Jesus: “Acautelai-vos, porém dos homens...” Mt 10.17. Vejamos agora os perigos da participação de evangélicos em programas seculares ou mundanos:

O PERIGO DAS EMOÇÕES


Quero que fique claro que jamais agimos como juízes de nossos irmãos, porém devemos aprender com os nossos erros e com os erros alheios também, logo por essa perspectiva os erros assumem um aspecto pedagógico. Ora um perigo mui evidente nesse momento são emoções, quando as extravasamos sempre corremos riscos, principalmente ao se ter diante de si um público visível, vibrante que é tocado pela nossa influência e unção (*1). Num momento de emoção o cantor, ao som de sua música toma uma moça bonita para dançar e se esquece que é a representante de Jesus Cristo, mas também uma voz evangélica representativa. Foi o que aconteceu com o Pregador Luo no programa do Luciano Huck, o que causou certo desapontamento entre os evangélicos.

Nem todos sabem lidar com as alturas de um sucesso repentino ou uma oportunidade meteórica. Assim diante de um público esfuziante, contagiado pela emoção acaba por falar inconvenientes, como lamentavelmente aconteceu a Pastora Ana Lúcia. Ela se expressou no programa Esquenta da Regina Casé fazendo críticas desnecessárias, o que já comentamos no primeiro artigo.

Sejamos honestos, qualquer um de nós podemos falhar num momento desses, todo cuidado será pouco, mesmo um mestre biblicista reconhecido como o Pastor Silas Malafaia. O Pastor Silas numa entrevista concedida há uma semana a New York Times cometeu um certo deslize. Ele mencionou a palavra “vagabunda” para qualificar um artigo intitulado “A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico da jornalista Eliane Brum durante a entrevista, o que deu uma conotação pesada, negativa. Porém, como homem de Deus sentiu-se obrigado a se humilhar, assim, enviou-lhe um e-mail, esclareceu os fatos e pediu desculpas a jornalista e ainda postou no seu Facebook.

(*1) Pv 16.32; 25.28.

O PERIGO DA JACTÂNCIA

Jactância é a glorificação de si mesmo. Ela pode ocorrer de algumas maneiras diferentes, mas o seu fruto é sempre a queda daqueles que fazem suas vitórias um monumento de autoglorificação. A jactância pode ser um orgulho verbalizado, como uma forma de autoafirmação si mesmo. Ou então demonstrada silenciosamente por um olhar de superioridade que fere os outros. Aqueles que se aventuram na fama como cantores e pregadores devem ser autoconfiantes sim, mas arrogantes jamais. Sobretudo a confiança deve estar depositada em Deus, pois a fama passa.

O espírito mundano é sedutor e não demora visitar e tentar os servos de Deus depois de seus sucessos, soprando-lhes em seus pensamentos. E aí eles começam a se achar muita coisa, logo em seguida vem a queda. O espírito mundano é paciente e aos poucos vai enganando o servo de Deus, e então vem os escândalos. Alguns dos nossos valentes e príncipes evangélicos mais distintos tem caído gravemente para vergonha do povo evangélico. Desde os tempos bíblicos isso tem acontecido até os nossos dias, e a verdade é que de alguma maneira todos estamos sujeitos a tropeçar. Lembremos de Pedro que disse, “Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei”.[1] No entanto, ele tropeçou e negou a Jesus.

Não gosto de ser mensageiro de mensagens ruins, mas acontecerá em breve que alguns escandalizarão o evangelho ainda mais. Como já acontece, mas que não tem muita repercussão, entretanto o pessoal que está na mídia esteja atento. Alguns, lamentavelmente, do dia para noite abandonarão seus cônjuges para contrair novos relacionamentos como Caio Fábio. Outros se envolverão com pornografia e promiscuidade como Jimmy Swaggart. Ainda outros e outras com desvios de recursos dos seus ministérios para suas próprias contas bancárias e de seus familiares, como aconteceu anos atrás com pastores que pediam um rio de ofertas nos EUA. Oh, como isso será lamentável, sofrível e até de dor lancinante para os verdadeiros servos de Cristo!!! Escrevo essas linhas com profunda dor no meu coração pela antevisão de um futuro escandalizado para a Igreja do Senhor.

Devemos lembrar das palavras de Hal Lindsey, “Satanás está vivo e ativo no planeta Terra”, e por isso, ele não tem pressa. Mas de uma hora para outra aqueles que não estão em vigilância e oração caem, por causa do espírito deste mundo, por causa da soberba e da própria vulnerabilidade do ser humano, coisa que lhe é tão peculiar. O grande segredo para aqueles que se envolvem em grandes combates é, manter um rigoroso e periódico devocional pessoal.

O PERIGO DAS REPRESÁLIAS DAS TREVAS

Além das alianças em que muitas das vezes são mal feitas, como Josafá e Acabe visando apenas o aspecto do retorno político e financeiro, o que na verdade só trouxe prejuízos. Há as represálias das trevas. Satanás é uma serpente que se recolhe quando o reino de Deus avança, para em seguida dar o seu inesperado bote procurando destruir e anular tudo aquilo que fora feito em nome de Jesus.

Ele perseguirá muitos daqueles que se destacam pondo-lhes tropeços e sempre alcança e enlaça alguns. Lembremos que mesmo Davi foi capturado pelos filisteus e levado para o Palácio real e ali escapou fazendo-se passar por louco. Outros serão escravizados por Satanás exatamente naquilo que censuravam, como uma forma de humilhação cruel, afinal estamos numa guerra. As vezes observo que muitos que estão no ministério itinerante cantores e pregadores que alcançam fama, não tem ninguém a quem prestar contas, ou mesmo desabafar, passam muitas humilhações que não imaginamos. Enfim, não demora muito eles acabam se envolvendo em escândalos. Ora, isso não será diferente com alguns dos que estão envolvidos na mídia televisiva. O grande segredo para se manterem de pé é terem alguém sério que possam ouvi-los e assisti-los espiritualmente também. Acrescentamos, ainda aquilo que já foi dito acima, esses cantores, pregadores e líderes terem um rigoroso devocional como ordenou Jesus aos seus discípulos, Mt 26.41.

Enfim, aqui termino esse alerta principalmente para os crentes em geral, não se desesperem quando os escândalos acontecerem. Embora sigamos nossos líderes, cantores e pastores famosos ou não eles são falíveis, mas temos um compromisso maior: seguir sobretudo as pegadas de Cristo. Isso digo pois, encontramos muitos que depois decepcionados ficam em suas casas e não querem mais ir aos cultos e nem contribuírem com o reino de Deus através da sua presença física e oferta. Assim sendo amado firme os seus pés nas palavras do Mestre de Nazaré.

Um abraço a todos.



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. 2002; 2005. Bíblia de Estudo Almeida - Revista e Corrigida . Sociedade Bíblica do Brasil

Um comentário:

  1. Deus deve estar sempre em Primeiro lugar, como novo convertido tento levar isso como máxima, pois diferentemente dos costumes, as doutrinas do evangélio de Cristo tem que ser levadas junto ao coração e jamais esquecidas. Com o sucesso e prosperidade comuns a muitos evangélicos, ser evangélico virou moda e cabe a cada um de nós diferenciar o modismo do real Espírito de Deus em Nossos corações. Deus Abençoe este lindo Ministério.

    ResponderExcluir