sábado, 14 de setembro de 2013

ANIMADO E ANIMANDO A OUTROS

ANIMADO E ANIMANDO A OUTROS

O encorajamento é algo muito necessário, e por que não dizer, indispensável em todas as áreas de atividades úteis. Atualmente, grande é o número de empresas comerciais que adotam reuniões periódicas para avaliarem suas atividades e estimularem seus funcionários em direção a metas pré-estabelecidas por sua diretoria. Eu, particularmente, já trabalhei no ramo de vendas e, assim sendo, participei de muitas dessas reuniões, onde, pude sempre ver os seus bons resultados tanto em mim, quanto em meus colegas de trabalho.
Todos aqueles que estão envolvidos em trabalhos de liderança devem sempre estar animados. O Senhor Jesus assim ordenou aos seus discípulos: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo”, Jo 16.33. Portanto, estar animado é uma necessidade e mandamento bíblico, vide, por exemplo, a vida de Josué. Ele foi profundamente estimulado antes e depois da morte de Moisés à assumir liderança dos filhos de Israel e introduzi-los na terra de Canaã, Js 1.
Deus capacitou algumas pessoas especialmente com o dom de encorajar outras, e essas que possuem esse dom chamado de exortar, são convocadas a usarem esse dom na igreja, “O que exorta, use esse dom em exortar” Rm 12.8.  “[1]Exortar É a capacidade de ajudar os outros, encorajando e animando  espiritualmente. A palavra exortar vem do grego ‘parakaleo’ donde vem ‘parákleto’, que significa consolador um dos títulos do Espírito Santo. Exortar, portanto, é fazer exortação ‘paraklesis’, que significa chamar para perto, admoestar, persuadir, incitar, no sentido moderno, aconselhar. Este dom é muito necessário em pastores e mestres, contudo, não queremos dizer que este dom é reservado somente a liderança de uma congregação. Porém é dados a membros do corpo de Cristo, estes por sua vez devem exortar com base bíblica: ‘ensinai-vos e admoestai-vos uns  aos   outros,   com   salmos,  hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus  com  gratidão  em   vossos  corações’  Cl 3.16.”
É muito comum receber ânimo quando vamos ao culto em nossa igreja, lá tudo é preparado para a adoração a Deus, dessa maneira toda atividade cúltica exige ânimo e esforço por parte daqueles que ali chegam. Verificamos isso tanto dos que trabalham no templo quanto os demais adoradores que ali chegam para louvar, adorar e ouvir a mensagem de Deus. Quantos saem dali renovados depois de uma boa exposição bíblica, pois cremos que Deus fala pela pregação, e assim muitos encontram energias para enfrentar a sua semana de trabalho pela frente, glória a Deus.  
Vemos ao longo da narrativa bíblica exemplos de líderes responsabilizados por Deus em encorajar seus liderados a atingirem metas:
·         Deus ordena a Moisés animar Josué por causa do imenso desafio de sua missão. Que era de colocar o povo escolhido na terra da promissão, Dt 1.38; 3.28.
·         Josué imediatamente após a morte de Moisés exorta aos filhos de Israel a santificarem-se para que Jeová faça maravilhas no meio deles, Js 3.5.
·         O rei Josias anima os sacerdotes de seu tempo a servirem a Deus e ao povo no seu ministério, 2 Cr 35.1-7.
·         Contudo, me fascina o exemplo notável de Jesus em seu ministério terreno. Sempre o vemos exortando com toda singeleza várias pessoas: a mulher do fluxo de sangue disse: “Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou”, Mt 9.22;  ao paralítico de Capernaum disse: “Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os teus pecados” Mt 9.2;  aos seus discípulos no mar da Galiléia disse o filho de Deus: “Tende bom ânimo, sou eu não temais”, Mt 14.27, Mc 6.50;  em momentos antes de sua morte também ministrou-lhes palavras de ânimo, Jo 16.33. 

Sem dúvida alguma, o constante reaparecimento de Jesus a eles após sua ressurreição foram injeções de ânimo. Portanto em Jesus temos dois exemplos: Primeiro, Ele sempre estava animado; segundo, sempre animava aos outros, principalmente, seus liderados diretos. Estes são exemplos retratam um exemplo elevadíssimo de uma vida inspiradora para qualquer líder sério.



[1] Apostila do próprio autor, Rios d’água viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário