quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A MANIFESTAÇÃO MAIS ESPETACULAR DA VIDA





Facilmente muitos se emocionam com o choro de um recém-nascido que é entregue a sua mãe após o parto. Para alguns é um momento tão feliz que o conduz às lágrimas. Naquele momento quem presencia, se distancia um pouco do sentimento de incômodo do bebê para celebrar uma manifestação espetacular da vida. Quer dizer, mais um ser comporá o nosso mundo social com todos os seus desafios.

Jesus falou sobre algo muito semelhante chamado de novo nascimento em João 3. Por meio de uma símile, linguagem esta que determina semelhanças entre duas coisas diferentes, o Mestre de Nazaré disse a Nicodemos sobre a importância de ele nascer de novo: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, Jo 3.3.  É um assunto surpreendente e desconhecido para um conhecido mestre em Israel, Nicodemos sabia que houvera nascido uma vez, sua existência e autoconsciência era uma prova disso. Ele já era um homem que considerava-se velho e então pergunta aquele a quem viera entrevistar acerca disso:  “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”

A resposta que Nicodemos teve do Mestre Jesus não foi muito clara, elucidativa, mas veio acompanhada de maiores detalhes: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Essa fala além de acrescentar detalhes, também trouxe um tom ameaçador para um judeu que aguardava o reino de Deus. Longe de pensar estar desqualificado para entrar no reino do Messias. Como fazer para entrar nesse reino glorioso de poder e glória tão almejada naquele tempo? O Senhor Jesus prossegue em sua fala e a sua mensagem vai se tornando mais nítida: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.

O novo nascimento nada tem a ver com nascimento físico, a não ser a linguagem analógica, a comparação. Cada semente foi determinada a produzir segundo a sua espécie, semente animal, animal; semente vegetal, vegetal e semente espiritual, espiritual. Quando Jesus diz que o que é nascido do Espírito é espírito, logicamente ele está se referindo a filhos do Espírito Santo. A palavra usada aí para Espírito é “pneumatos” que significa espírito, vento ou mesmo respiração. Se alguém nasce do Espírito, logicamente é do Espírito de Deus, do vento de Deus ou da respiração de Deus enfim, nasce para o reino celestial. Embora, pareça exagero, isso significa que quando isso acontece a alguém é um sublime privilégio, pois se torna nascido do céu e no céu. Esse texto de João é por demais profundo, ele não se esgota com a tradução feita por Almeida, a expressão “novo nascimento”, pode ser traduzida por “de cima ou de um lugar mais alto”.

Quem nasce de novo ou do céu é natural se interessar pelas coisas que são dessa nova origem. Um novo e genuíno nascimento também costuma vir acompanhado de choro, como um bebê que nasce na maternidade ou noutro lugar. Os primeiros momentos dessa nova vida costuma vir acompanhado de lágrimas de mover íntimo de Deus na alma, e a pessoa agora tem uma nova família:  A família de Deus. Seus interesses e toda a sua vida será tocada por essa nova experiência. O arrependimento sincero e profundo costuma a gerar quase sempre essa experiência. Esse arrependimento pode ser descrito como uma dor por esse alguém ter caminhado toda uma existência sem Jesus Cristo, de ter cometido tantos e tantos pecados e desperdícios. Mas agora encontrou um lugar na presença do Pai celestial e consolo do céu.

Um verdadeiro novo nascimento o renascido demonstrará fome, como um bebê que chora com fome. Essa é a fome de Deus, de sua voz, do seu afago e proteção. Agora essa nova mãe ou família cuidará dessa fome auxiliando na leitura bíblica e todo o cuidado assistencial necessário para que esse  ser progrida nessa nova realidade de vida. Sem dúvida esse é o mais espetacular acontecimento, visto que somente nascendo de novo se garante a partir daí a vida eterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário