sábado, 24 de agosto de 2013

O DECÁLOGO TÃO MODERNO COMO QUANDO RECEBIDO POR MOISÉS


Os mandamentos de Deus são dez apresentados por Moisés, eles foram escritos em tábuas de pedra pelo dedo de Deus de acordo com o Êxodo 20.1-17. Os mandamentos são tão atuais como quando foram recebidos por Moisés no Monte Horebe. Eles estão ligados diretamente ao Deus de Israel – JAVÉ e diferentemente de outros não há palavras de Moisés, vejamos seu fundo histórico em que consistem e o resumo deles.

a) Fundo histórico dos mandamentos

No quinto Livro de Moisés, chamado Deuteronômio, ele redescreve onde recebeu os mandamentos e em qual contexto geográfico e político em que se encontravam os filhos de Israel. Estavam eles recém saídos do Egito, e aí “Deus fez aliança  em Horebe conosco”, disse Moisés, e não com os ancestrais que já não viviam mais. A situação em que Moisés recebeu as tábuas da Lei foi a mais dramática possível. Havia fogo, som de trombetas e grande fumaça e o povo pediu para não subir, pois temia a morte, Dt 5.1-5. Ali estava Moisés recebendo os mandamentos contendo as palavras exatas do Senhor, ele nessa ocasião não era legislador e sim profeta recebendo a sua Lei, pois o povo temeu subir no monte, apenas presenciou as coisas de longe. Eles viram o fogo, ouviram as trombetas, sentiram estremecimento e perceberam a sua fumaça a certa distância, Ex 20.18-21; Dt 5.22-26.

b) O decálogo e a santidade de Deus

Os dez mandamentos de Deus, chamado decálogo, foram lavrados em duas tábuas de pedras. “Na primeira tábua está revelada a santidade de Deus, na segunda a santidade de vida”. Diferentemente de outros textos não há ali palavras de Moisés, apenas as palavras de Deus. O decálogo consiste em oito mandamentos negativos e dois positivos, que são o quarto e o quinto mandamentos. Note o leitor que os quatro primeiros mandamentos estão diretamente ligados a santidade de Deus; a partir do quinto, os mandamentos estão regendo as relações de conduta social. Os mandamentos proibitivos e positivos consistem em: 1º “Não terás outros deuses diante de mim, a proibição de se adorar, amar e servir qualquer outro deus que não seja o SENHOR e LIBERTADOR do seu povo; 2º “Não farás para ti imagem de escultura”, proibição de esculpir qualquer objeto com finalidade de culto e adoração; 3º “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus em vão”, proíbe o emprego vão do nome do Deus ETERNO; 4º “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”, este é o dia dedicado para o descanso, para buscar a Deus e estar em família. O cristãos em geral adotaram o domingo, por ser o primeiro dia da semana, dia em que Jesus Cristo ressuscitou.

c) O decálogo e a santidade das relações sociais


A partir do quinto, se encontram aqueles que regem a santidade das relações sociais, e são: 5º - “Honra a teu pai e tua mãe”, depois de honrar a Deus nos quatro primeiros mandamentos o quinto é destinado aos pais; 6º - “Não matarás”, ninguém tem autoridade para tirar a vida de ninguém, aqui não cabe situação de guerra que tem uma legislação específica e nem estatal quando se trata de determinados crimes gravíssimos, de acordo com o Pentateuco. 7º - “Não adulterarás”, este aponta para a santidade da vida conjugal condenando a prática da infidelidade, crime grave punido com a morte a ambos, homem e mulher. 8º - “Não furtarás”, trata-se da proibição de apropriação indébita de qualquer natureza, furto, roubo, assalto, corrupção, tudo está incluso nesse mandamento. 9º “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”, é o crime de atribuir falsamente uma atitude ilícita a alguém. 10º “Não cobiçarás...”, trata-se da proibição do desejo ardente, da cupidez, da paixão em possuir um bem alheio que pode ser a mulher, o(a) escravo(a), os animais utilitários ou qualquer outra coisa sob o domínio do próximo. 

O decálogo tem sido secularizado, sendo abandonada algumas de suas leis em quase todos os lugares do mundo. Quando afirmamos secularizado, queremos dizer que muitos querem até obedecer vários de seus princípios mas desvinculando-os a pessoa do SENHOR Deus. Há pessoas ateias, sem vínculos com o judaísmo, cristianismo etc., mas que têm uma ótima conduta e obedecem vários destes mandamentos, porém não amam a Deus e o ignoram lamentavelmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário