domingo, 14 de julho de 2013

CONGREGAR OU NÃO EIS A QUESTÃO



     Um post no Facebook tinha a seguinte declaração: "Não existe 'sair da igreja'. A gente sai da instituição. Quem é de Jesus carrega genuinamente o evangelho no coração é um ente igreja" – Caio Fábio D’araújo Filho. A luz da Bíblia Sagrada, visto que para os cristãos quando se trata de assunto religioso é para ela que os crentes recorrem por considerarem a máxima autoridade nas questões religiosas. Logo é a luz dela que os cristãos, filhos de Deus submetem tais questões. Comecemos do simples para o complexo. Então perguntemos: “Quem é de Jesus carrega genuinamente o Evangelho no coração é um ente igreja?” Evidentemente que sim, Paulo nos diz que o corpo do cristão é "templo do Espírito Santo" e se esse Espírito de fato habita em nós, entende-se que somos "pequenas igrejas vivas" ou “um ente igreja”, 1Co 6.19.
     Antes de prosseguirmos essa declaração de Caio Fábio é polêmica porque não há um contexto detalhado. Analisando um contexto, tal declaração mais ficaria clara. Uma coisa está implícita que ele não frequenta reuniões em nenhuma instituição, entretanto, ele já frequentou e arrebanhou multidões inclusive de líderes. Talvez se ele explicasse porque não frequenta um templo de uma instituição ficasse mais claro e todos o entenderiam melhor. Se é que, de fato ele não frequenta nenhum templo hoje.
     Por outro lado, “sair da igreja” significa abandonar uma instituição, trocar de instituição e não necessariamente abandonar a fé, porque alguém continuará temendo e servindo a Jesus Cristo. Todavia, se esse alguém permanece solitário em sua casa ainda que tenha muitas igrejas em sua vizinhança é bem provável que seu problema tem raízes bem profundas: mágoas, lembranças dolorosas etc. Quando há perseguição religiosa a ponto de prender e matar indivíduos as pessoas criam as estratégias mais mirabolantes para reunirem-se, isso agora acontece na China, Irã e até no Egito onde é grande a intolerância religiosa. Nesse caso, haveria motivos de sobra para a não participação de uma reunião de adoração a Cristo. Sei que há pessoas que foram perseguidas, feridas, traídas, decepcionadas em uma determinada instituição, nesse caso ficar em casa e refletir a situação por um pouco, evidentemente é compreensível.
     Mediante uma breve reflexão, buscando ouvir a voz de Deus é possível que se conclua que o tempo dessa pessoa naquele lugar já encerrou. Essa pessoa então deve esperar baixar a poeira e depois buscar outra congregação onde ela possa receber um tratamento digno e servir ali com seus dons e talentos. Bem nesse caso existe “sair da igreja”. Essa mudança e nova inserção devem ser feita com cuidado, observando os dons e talentos do líder daquela organização, sem esquecer-se do caráter também. Por exemplo, há congregações que dão ênfase a santidade, cura, libertação, prosperidade e outras a Palavra como um todo. Não precisamos citar nomes de igrejas aqui, só de olhar essas ênfases sabe-se que igrejas são. Normalmente, somos atraídos por aquilo que admiramos, respeitamos, mas mesmo assim devemos ter cuidado. Muitos ao saírem de suas igrejas, pulam de galho em galho para por fim acabar em nenhuma.
     Muita gente por outro lado está desanimada por causa de seus problemas pessoais: filhos nas drogas, marido infiel, desemprego, filhos pequenos, planos que não se concretizaram e até enfermidades etc. Nesse caso é importante continuar participando dos cultos,  pois é na casa de Deus que se pode ouvir uma boa pregação. Uma boa mensagem é estimulante, renovadora, tem um valor inestimável que dá forças para prosseguir. Outra coisa importante é conversar com o pastor e mostrar a ele se está faltando alguma que venha satisfazer a membresia, como por exemplo, um culto infantil, berçário, momento para aconselhamento, etc. Se ele for sábio, humilde e trabalhador ele ouvirá esse membro, fará suas considerações e melhorará. Se não for assim, então mude de igreja, mas não deixe de congregar com os santos.
     Amados, finalmente entre o que Caio Fabio diz e o bom senso da Palavra de Deus, fiquemos com o que a Bíblia diz, pois existe não apenas sair da igreja instituição, mas há também o sair do Reino de Deus. Há inúmeros textos que nos aconselham a congregar com os demais crentes, eis aí apenas alguns que tratam da importância da reunião coletiva:
  • "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome eu ali estou no meio deles”, Mt 18.20.
  • “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”, At 1.14.
  •  “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar... E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. At 2.1,42.
  •    "Não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns”, Hb 10.25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário