terça-feira, 5 de julho de 2011


A paz meu irmão,

Você sabe dizer se a expressão reino de Deus e reino dos céus em Mateus, ocorrem tb no original como sinônimos ou são um recurso de tradução pra evitar a redundancia?
Abs.

Resposta:

A paz do Senhor, meu amado.
Devemos levar em conta alguns cuidados que os autores tiveram ao escrever os evangelhos. O primeiro era a quem se destinava prioritariamente a obra, comecemos pelo evangelho de Marcos que segundo se crê foi o primeiro, se bem que a evidência externa a obra mais antiga que se tem notícia é a de Mateus (talvez Papias). Quando, embora não haja nenhum autógrafo explícito no evangelho de Marcos, a tradição dos Pais da Igreja (PATRÍSTICA) recaem sobre ele desde os primórdios não havendo nada que desabone essa crença. João Marcos é sobrinho de Barnabé e sua mãe, Maria, era de Jerusalém onde os crentes se reuniam num cenáculo (terraço de sua casa). João Marcos escreveu esse evangelho em Alexandria, em grego, visando a evangelização dos romanos e é claro, os de Alexandria também. Por isso ele escreve REINO DE DEUS à vontade, pois seus destinatários eram os helenos, pessoas de fala grega, tidas como cultas, refinadas. Se bem que o grego empregado era o popular (koiné).
O evangelho de Mateus, segundo se crê foi escrito em aramaico e destinava-se portanto ao povo da palestina, de Israel, ele foi escrito a partir do de Marcos, buscando fazer algumas possíveis correções nos relatos, a preocupação de Marcos era com a fidedignidade dos fatos, já Mateus num tom mais didático, mais teológico, procura provar que Jesus é o Rei messiânico prometido, logo ele tem como critério a expressão REINO DOS CÉUS, que por cuidado, escrúpulo dos ouvintes evita a expressão REINO DE DEUS, que ficaria tão repetida.
Alguns explicam que tais expressões tem diferença entre si colocando-as num plano escatológico, que se seguir a rigor vai ver que não concorda, por exemplo, REINO DE DEUS, é o reino de Deus entre os homens e hoje; enquanto que REINO DOS CÉUS é escatológico e diz respeito a vinda do Messias em glória. Em algum texto isso é aplicável, mas a luz dos evangelhos meu amigo, não bate mesmo. Logo tal assertiva não passa de palha. Esse é um assunto que já venho pesquisando a anos e sei que há muita balela por causa também da lente denominacional que cada um de nós usa, o que ajuda, mas também atrapalha querendo aplicar essa palavra a sua denominação. Hoje temos até a IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, se bem que cada um põe o nome que quiser no seu movimento religioso. Porém, a primeira vista dá uma impressão de que o REINO DE DEUS é aquela denominação religiosa, quando não é.
Na verdade o REINO DE DEUS ou REINO DOS CÉUS envolve tudo sobre o domínio de Deus, e o que não está sob o seu domínio? A Igreja cristã é uma das muitas fazendas do rico REI CELESTIAL, DEUS. Sei que isso deve dá um nó na cabeça de alguns ou muita gente, mas é a verdade.
Meu caro irmão, me desculpe mas me empolguei com o assunto e minha mente e dedos ficam muito estimulados com o assunto. Espero que tenha respondido a contento, apesar das aparentes digressões. Vou aproveitar para colocar essa questão no meu blog.
No Amado de nossas almas, graça e paz.
Pr. Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário