segunda-feira, 25 de julho de 2011


Palavra Pastoral

Uma Carta para Deus

Você já pensou em escrever uma carta para Deus? Não se preocupe porque embora a escrita seja uma invenção dos sumérios acerca de 4.000 a.C., Deus não é analfabeto, Ele tudo sabe e fica muito satisfeito quando lhes escrevemos. Em algum momento você parou para pensar nos Salmos e o que significa? É uma coisa muito curiosa, Salmos vem do hebraico (zamar) e tem o sentido de cantar louvor, fazer música. Zamar vem de uma raiz primitiva que exprime o estalar dos dedos. Bem podemos conjecturar com esse estalar dos dedos que poderia vir de uma idéia que chamamos hoje de insight, que é a “descoberta súbita de um problema” ou mesmo, uma grande idéia. Ou a forma de marcar ritmo nos louvores, e nisso os salmos são muito bons com as suas cadências e ritmos.

Os salmos foram se avolumando, foram compilados como um caderno de louvor ao Deus de Israel e de toda humanidade. Daí surgiu o Livro dos Salmos. Esses são hinos em homenagem a Deus que celebram a sua grandeza, benignidade, soberania, mas também contam a história do povo de Deus e outros tem a finalidade do ensino. Curiosamente eles nos mostram como orar a Deus através dos cânticos e chegam a dizer, “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel”, Sl 22.3. Notem que esses louvores eram compostos por pessoas como nós, assim podemos nós fazer também. Desafiamos você fazer algo parecido, será que você aceita o desafio?

Escreva num papel o quanto você ama a Deus, diga a ele o quanto você o deseja mais e mais na sua vida, enfim descreva para Ele o sentimento de temor que você tem. Isso é adoração. Em seguida, peça para ele trazer o seu reino em sua vida, família, negócios, escola, etc. Depois fale das suas necessidades, pense no seu pão do dia a dia, mas também naquela coisa grande que glorificaria o nome dele e te beneficiaria, não tenha medo de escrever nenhum pedido, a não ser uma coisa que o desagrade, que seja pecaminosa e que venha lhe afastar da sua presença. Aliás, quando você estiver nesse ponto poderá sentir ondas de alegria, paz e quebrantamento. É muito importante que nessa carta seu coração esteja limpo de mágoas, perdoando quem quer que seja, para que sua comunicação não fique interrompida. Agora que você pediu coisas grandes, impossíveis, realização de sonhos creia e lhe agradeça por tudo de bom que lhe tem acontecido, saúde, família, fé, igreja, estudos, etc., vai da sua memória e criatividade. Termine essa carta louvando a seu NOME. Agora faça uma cópia dessa carta e traga para a igreja na quarta-feira, na campanha uma “carta para Deus” e deixe-a sobre o altar. E estaremos juntos orando sobre a sua carta.

Pr. Ronaldo 22.06.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário