quinta-feira, 2 de abril de 2015

MENORIDADE PENAL E A CONSCIÊNCIA


     Um ser que denominamos vegetativos como as plantas e árvores se movimentam no solo em busca de água e do sol, seus movimentos são descritos pela biologia de modo tão interessante que parecem até que tais seres desfrutem de certa autoconsciência. Imagine o ser humano!? Expressões de autoconsciência são demonstradas desde o ventre materno, por isso maravilhosa é a construção da vida bios no ser, que o liga com o ambiente externo. 
     Jaz na vida humana a consciência que é capaz de identificar, analisar e fazer escolhas. Estas trarão satisfação, alegria, vergonha ou angústia mental e física até. A educação por mais precária traz sempre e trará consigo noções de certo e errado que desenvolverão essa consciência desde muito cedo. Por isso um menor de dezoito já tem perfeitamente esses sentidos exercitados. Quanto a isso não há como negar.
     Portanto a imputação de delitos e a punição dos mesmos são medidas justas para punir, isolar e coibir elementos psicopatas no meio social. Sim e isso inclui todos os jovens-adolescentes a partir de certa idade que pode ser os dezesseis anos.
     Entretanto, sou totalmente favorável que se amplie e melhore o sistema prisional resgatando a todos os delinquentes e criminosos que queiram sua reabilitação social. Possibilitando assim a cura e integração total no seio familiar e da sociedade. Porém, para isso se exigiria um mínimo de esforço.
     Ora com tanto dinheiro que é desviado se construiria penitenciárias e melhoraria a educação e o salário dos professores. Uma ação no sentido da aprovação da menoridade, portanto desencadearia outras ações que são atribuições do Estado, mas que o atual governo se exime em assumi-las. 
     Quem se posiciona contra a menoridade penal tem suas razões, porém está palmilhando num atalho que deixa a coisa como está,  e tudo se encaminha para o caos social definitivo. 
     Esta medida de redução da menoridade penal não será a chave de ouro para resolver a violência e a criminalidade, mas em conjunto com outras ajudará bastante a REDUZÍ-LOS.

2 comentários:

  1. Melhor visitar um filho no presídio do que no cemitério. É melhor um filho preso do que matando ou morrendo. Prisão muitas vezes é livramento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene bom dia e obrigado por sua participação. Quando você diz melhor, evidentemente é porque já fizestes comparações. Pois há o péssimo e o ruim, há também o bom e o melhor. Infelizmente as pessoas querem atalhos que não levarão a lugar nenhum, porém, ao verificarmos como os outros países tratam essa questão (inclusive Cuba) desmistifica este assunto.

      Excluir