terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PASTORES DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O SEUS


HÁ VAGAS PARA PASTORES - II

Anteriormente dissemos que Deus prometera dar líderes especiais para o seu povo, i.e., dar pastores.  Todavia, era necessário haver um ajuste nas engrenagens. O povo de Deus daquela época, os judeus, caminhara para longe demais do Deus da aliança, Javé:  “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Jr 2.13. Apesar da apostasia a generosidade divina não estava bloqueada, apesar do afastamento do povo Deus não tinha fechado as suas mãos para abençoar o seu povo com bons líderes. Era, porém necessário que eles se voltassem para Deus e se qualificassem para receber suas bênçãos.
É interessante que há certas coisas e pessoas que Deus deseja nos dar e liberar em favor das nossas vidas, mas se recebêssemos na condição que nos encontramos desperdiçaríamos tais bênçãos. Possivelmente não seríamos gratos, nem reconheceríamos como uma bênção vinda da parte dele. Isso significa que estamos desqualificados perante Deus. Note que reis, sacerdotes e profetas piedosos, santos e comprometidos eram enviados, porém eles os desprezaram e os maltrataram, 2Cr 36.15. Por esse motivo, na maioria das vezes, Deus prefere esperar a nossa conversão sincera a Ele e aguarda o nosso amadurecimento acontecer, para então nos enviar CERTOS presentes.
Atualmente, se percebe um grande interesse em abrir novas igrejas, há certo fascínio em alguns obreiros em iniciarem ministérios próprios pelo fato de terem algum tempo de convertido, de pregarem bem ou de possuírem algum diploma teológico. Se se juntar tudo isso e alguma coisa mais, porém se não houver um chamado específico de Deus para tal pessoa, tudo o que se fizer se dará em nada ou quase nada. Alguns imaginam que há grande satisfação por trás do status e renda de alguns pastores, ignoram, porém que há o outro lado da moeda, o lado chato e amargo do ofício que muitos se pudessem como Jonas fugiriam para bem longe.
Um homem chamado por Deus se realizará no seu ministério mesmo nas condições contrárias e desfavoráveis. Isso sucederá por que ele estará equipado com a graça e o consolo divino especiais, o que surpreenderá os seus antagônicos. Logicamente, estamos falando de alguém amadurecido, paciente e resignado nas adversidades. Na verdade um obreiro chamado por Deus deleitar-se-á em suas vicissitudes, 2Co 12.10. Quantos pastores eu pude conhecer que trabalhavam ganhando bem pouco, outros nada ganhavam, mas mesmo assim eles não desistiram do ministério. Quantos foram vítimas de ingratidões e maus tratos, contudo, levavam a cabo a sua missão, por amor a Jesus Cristo.
Muitos daqueles que vêem um pastor pregando e ouvem a vibração do povo a glorificar a Deus, não conhecem o lado solitário e resignado de um líder espiritual, suas privações e carências. A família de um pastor costuma pagar um elevado preço em função de seu ministério. A esposa do pastor é a mulher sem nome e os seus filhos são duramente cobrados como se fossem perfeitos. É claro que estamos nos referindo a homens autênticos, bíblicos que são verdadeiros agentes de transição onde se encontram plantados por Deus. Tais homens são dádivas de Deus ignoradas ou jamais reconhecidas, senão quando vão embora para assumir outro rebanho.
O  autor está no ministério eclesiástico desde 1993 e descreve essas realidades para que aqueles que supõem ter uma chamada possam avaliar profundamente a questão. Em caso de dúvidas é prudente que permaneçam na sua profissão e entendam que mesmo ali eles serão produtivos no Reino de Deus, caso orem e busquem isso. Por outro lado a grande marca de um líder espiritual é oferecer-se como exemplo, para que esse modelo possa interiorizar-se nos seus ouvintes. Outra grande marca de um líder é a paciência e o desenvolvimento do discipulado, ele deve se ver não como um convertedor de almas, nem como um atacadista do Reino celestial e sim como um pai que instrui seus filhos sempre, um discipulador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário