quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NÃO MORRA DE INVEJA


NÃO MORRA DE INVEJA

No invejoso o que inicialmente lhe faz perder a cabeça é a cobiça, é claro que isso não acontece como num golpe de guilhotina ou machado. Mas a cobiça pelo objeto que o outro tem lhe conduz a uma condição miserável de insatisfação, um pesar pela felicidade alheia, pois se cogita, que aquele emprego deveria ser pra mim: que emprego bom, ele recebe bom salário, paga as contas e é respeitado pelo colegas e subalternos, o próprio chefe vive satisfeito com ele.
As imagens mentais são desenvolvidas materializando em si mesmo o prazer que ao outro pertence ou experimenta. A casa, aquilo sim que é morada! Bem poderia ser minha com todos aqueles quartos e aposentos, piscina, etc. Ou a mulher, que mulher linda que ele tem, é uma afrodite na terra, cheia de carinho e atenção, bem poderia ser minha e não aquilo que tenho lá em casa. A fixação mental pode ser dirigida em qualquer direção, noutras palavras, bens que uma pessoa tenha, filhos bem educados, a atenção dos pais, empregados exemplares, ou numa carreira bem consolidada, etc.
O invejoso pode ter apenas quadros mentais e ficar apenas nisso, contemplando mentalmente o prazer do invejado, o que no invisível já pode surtir efeitos na pessoa invejada. Há pessoas que se queixam de dor de cabeça e mal estar quando lidam com alguém cuja aura está defeituosa pela inveja, começa ter aborrecimentos inexplicáveis, a não se entender mais com a esposa amada, os funcionários mudarem seu comportamento, filhos ficarem custosos, etc. tal são as conseqüências daquele que é vítima da inveja de alguém. Outras já se queixaram de perceber a ausência de determinados objetos, que sabe Deus como desapareceu e pra que fim foi usado.
O invejoso costuma ser admirador daquilo que o invejado tem ou é, pois se ele não para nada, não há do que invejá-lo. Essa admiração pode ser manifestada de várias maneiras. Com elogios cumpridos e disfarçados, mas na maioria das vezes são acompanhados de críticas: até que ele tem um bom emprego, esposa, casa, filhos, funcionário, etc, mas se tivesse agido assim... bem poderia ter feito assim... Se fosse ele que estivesse no lugar do invejado não seria tão severo consigo mesmo, mas condescendente.
A inveja entre irmãos não é novidade, veja o que Caim fez a Abel; o que os irmãos de José, filhos de Jacó, fizeram com ele, seqüestraram-no, venderam-no como escravo e forjaram um acidente de trabalho; Os irmãos de Moisés, Miriã e Arão, tramaram uma sedição e se Deus não intervém com repreensão e castigo sobre Miriã, o final de Moisés seria trágico; olhem para a vida de Davi, genro de Saul, herói de Israel, mas o sogro era inseguro e invejoso e por medo, que bagunça ele fez! Amargou a vida de Davi com perseguição intensa, fome, auto-exílio etc. Perguntem a Daniel o que lhe fez parar na cova dos leões, porventura não foi a inveja dos seus pares. O invejoso não se contenta com o sucesso do próximo, como disse Santo Agostinho: "a inveja litiga acerca de excelências", (Confissões, Cap.VI). Apesar disso não o esforço, a destreza, competência, de quem ele inveja, veja o que disse, "Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo", Ec 4.4.
O invejoso é infeliz com sua condição não próspera e favorável com a de quem ele inveja, mas é capaz de se alegrar com a desgraça sofrida naturalmente ou por ele imposta na surdina. Calúnia, perseguição e até assassinato como fizeram os religiosos com Jesus, esta talvez seja a pior: "Porque sabia que por inveja o haviam entregado (a Pilatos), Mt 27.18. Era com certeza a pior, pois aqueles que deveriam ser os guardiães da fé sincera, da verdade e misericórdia estavam entregando um homem inocente a juizo e condenação injustas. Quanto invejosos há em nossos dias que fazem as mesmas coisas? E tem a mesma aparência de piedade e bondade, mas são cruéis lobos devoradores.
Finalmente, que vigiemos para que nós mesmos não cobicemos nada de ninguém, e nos tornemos decapitados pelo pecado, mas sejamos agradecidos a Deus por aquilo que temos e somos. Pois foi ele quem escolheu a nossa condição, bem poderíamos estar neste Universo de trilhões de estrelas numa de primeira grandeza, em nosso sistema solar, mas ele decidiu uma de quinta, e tudo nos dá para o louvor da sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário